domingo, 4 de novembro de 2012

Ligamentos.


Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, promovendo estabilidade das articulações, e servem de guia para o movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência à tração (BENJAMIN & RALPHS, 1997).

A principal função dos ligamentos é prevenir movimentos excessivos ou anormais, além de manter a estabilidade das articulações pela sua função proprioceptiva (BENJAMIN & RALPHS, 1997). Os ligamentos, segundo sua localização, podem ser intracapsulares ou extracapsulares. Os ligamentos intracapsulares (intra-articulares) são encontrados dentro das articulações e são rodeados pela membrana sinovial. Os ligamentos extracapsulares (periarticulares) são externos à cápsula articular (DYCE et al., 1997; FRANDSON et al., 2005).


Ossos extranumerários (ou acessórios).

Podem se desenvolver em tendões em resposta a tensões quando os tendões se movem repetidamente ao longo de uma articulação, não estão ligados a nenhuma outra estrutura óssea, e uma de suas funções é proteger uma estrutura óssea de um desgaste excessivo.

Os ossos assim formados são chamados ossos sesamóides. Ossos sesamóides, como os ossos suturais, variam em número. As patelas são dois ossos sesamóides que todas as pessoas possuem, e são os maiores do corpo humano.




(adaptado do livro Anatomia Humana (Van De Graaff) e deste site: http://belasartesmedicas.blogspot.com.br/2011/08/sesamoides-ossos-acessorios-ou-sementes.html)